08abr

O problema é pensar demais

Atualizado por Adriana 08.04.11 às 14:30

Pensar: v. intr. 1. Formar ideias; 2. Refletir; 3. Raciocinar; 4. Ser de parecer; 5. Tencionar; 6. Ter no pensamento; v. tr. 7. Imaginar, julgar; 8. Planear; 9. Dar penso a; 10. Tratar convenientemente; 11. Fazer curativo; s. m. 12. Pensamento, opinião, juízo.

O problema é pensar demais. Você sofre disso? Vem cá, me dá um abraço porque eu também!


Eu juro, queria ser uma pessoa (bem) mais relaxada em qualquer situação. Mas, claro, sem precisar de drogas ou yoga pra ficar assim, queria ser relaxada por natureza, pô!
Invejo pessoas suuuper desencanadas com a vida e que não dão a mínima pra nada. Em dez minutos eu consigo pensar num futuro distante, no passado, no ontem, no agora, no que vai acontecer daqui uma hora e o que acontecerá nas próximas sete horas. Oi? Eu consigo pensar? Às vezes! Não só penso, eu também martelo ideias e ideais na minha cabeça e tento encaixar peças que parecem soltas com outras que parecem fixas e assim vai…
É complicado. Pensar demais É complicado!
Poucas coisas me fazem “parar de pensar”, entre elas: ouvir uma boa música, ler um livro ou assistir a um filme, por exemplo. Mas, ainda assim, não estou lá tão atenta nestas atividades, por vezes me pego pensando em algo totalmente diferente e, tipo, o capítulo do livro já acabou.


Pra mim, pensar demais é uma característica de pessoas ansiosas – AH VÁ! -, observadoras, impacientes com o tempo e que não conseguem ficar paradas.
- Sossega, menina! É o que diz meu (in)consciente e quase todo mundo a minha volta.

Daí a gente se isola do mundo de vez em quando, né? Fica desenhando rabiscos desconexos e letras de música na cama, assistindo um canal idiota pra se distrair, se perdendo com a vista da janela…
Se liga que eu já criei mili-listas de tanta coisa que eu penso: lista de ideias de fotografias, lista de assuntos pra textos, lista de receitas pra fazer; lista de metas pra cumprir. Vai, me chama de louca, eu prefiro pensar que isso seja extrema organização -mentira!

E pra dormir então? Ok, ‘todo mundo’ pensa antes de dormir (salvo você desmaie de cansaço/bêbado/drogado), mas você já deitou-se às 22h00 e a última hora que se lembra ter visto no relógio foi 03:11? Pois eu já, e, digo mais, foi de tanto pensar.

Pensar no que, afinal? E eu sei lá, penso tanto que nem sei quando o ‘assunto mental‘ muda. Penso na vida de uma forma geral, minuciosamente, eu diria.

Sei que este post não vai me levar a nenhuma conclusão no final das contas, mas foi de pensar nele ontem à noite que resolvi escrevê-lo. Ok-ok? Aquele papo de que escrever e compartilhar faz bem e tal…

Se você tem problemas com isso, oie, conversa comigo! Manda um comentário bacana aí, conta a vida, os problemas, as soluções… Olha que já tem fumacinha saindo da minha cabeça.

Como diz o Mika: Relax, Take It Easy!

@dricecchi

24 Comentários | Adicione o seu »

  1. Pedro said:
    abr 09, 2011 @ 17:24 Responder

    Livros e esportes podem ajudar! hehehe

  2. abr 11, 2011 @ 13:23 Responder

    Ai sofro do mesmo problema. E junto com isso tem meu extremo pessimismo! Ou seja, meus pensamentos quase nunca são tranquilos ou positivos!
    Como lidar, né? :/
    Beijo.

  3. Diego Mercado said:
    abr 18, 2011 @ 20:25 Responder

    Difícil não se identificar com o seu texto. e sabe o que mais? Ele me fez pensar. Pensar no quanto perco tempo pensando nas coisas que poderia fazer ao invés de meter as caras pra resolver a parada… Sou muito ansioso também e se pudesse me livrar de um defeito, seria este. Geralmente, deposito minha ansiedade em posts e comentários de sites amigos: A sensação de que alguém pensou de maneira positiva em mim pPOR CAUSA do que escrevi é o que mais gosto de pensar.

    Um beijo fã do GD!

  4. Renata said:
    mai 15, 2011 @ 22:50 Responder

    gentchy.. dificilmente eu comento um blog!
    Mas vc me conquistou *-*! Estava falando de mim ou de vc?
    Táh eu sei que de vc.. mas me identifiquei total com as minilistas! todas grudadas na porta do armario.. e so servem de enfeite..
    Pensar em foto, em que fotografar.. fato# alldays, alltime!

  5. Amália said:
    mai 31, 2011 @ 02:08 Responder

    Como eu queria ter lido esse post antes. Pensei q era só comigo. Bom saber que existem mais pessoas assim

  6. jul 04, 2011 @ 11:16 Responder

    [...] ATENÇÃO, este blog mudou! Visualize o post original em: http://redatorademerda.com.br/2011/04/o-problema-e-pensar-demais/ [...]

  7. Susy said:
    dez 07, 2011 @ 00:11 Responder

    PENSO DE MAIIIS,AS VEZES SOFRO MUITO COM ISSO..SOU ASSIM DESDE DE SEMPREE! E ISSO ME PREJUDICA EM TODAAS AS AREAS DA MINHA VIDA,AMOROSA,NA SOCIAL,PROFISSIONAL..OS MOMENTOS MENOOS PENSANTES DO MEU DIA-A-DIA,É QUANDO ESTOU EM MOMENTOS INTIMOS E AMOROSOS COM ALGUEM..QUANDO LEIO ALGO,QUANDO ASSISTO TV OU QUANDO PERCO MEU TEMPO NA NET ETC. . .
    SEMPRE ESTOU EM BUSCA DE ALGO QUE ME DISTRAIA!
    ÉÉ COMPLICADO,POREM ALEM DE ME PREJUDICAR,TBM ME BENEFICIA .. ADOREIII O POST!

  8. Vinícius said:
    mar 24, 2012 @ 17:24 Responder

    entao somos dois, hahahaha bom saber q eu nao sou o unico assim, as vezes eh bom pensar muito, mas muitas vezes nao eh bom e da ate raiva…

  9. Lorena Tavares said:
    mai 24, 2012 @ 13:16 Responder

    Oi, tudo bem? Bom, ao ler esse texto parece que estava lendo uma biografia de minha vida. Sou exatamente assim. Sempre sofri demais por pensar demais. E sabe qual é o pior? Tenho 19 anos. Minha vida está passando e estou deixando ela passar. O ruim de pensar demais é que parece um vício. Vc fica presa em seus pensamentos e pior, parece que vc tem obrigação de pensar, senão vc pode estar sendo “negligente” ou “errado” em não dar importância para coisas que a maioria das pessoas não estão nem aí. Mas fico aliviada de saber que há pessoas assim como eu. Mas eu tenho de ser forte. Por mais que seja difícil e até pareça impossível deixar de pensar, eu sei que é possível. Só temos que ter fé e nos esforçar. Eu fui até em uma psicóloga. Bom, não me ajudou muito, mas tive a consciência de que só eu posso resolver meus problemas. Eu acredito que devemos nos esforçar. Devemos ter uma regra do tipo: Estou proibida de pensar! E fazer de tudo para seguir essa regra. Aos poucos…. bem aos poucos mesmo eu estou conseguindo melhorar. É um trabalho árduo mas vc pode conseguir grandes progressos e ser bem mais feliz. Por mais que essa tarefa de “não pensar” pareça simples, é a coisa mais complicada do mundo até porque o nosso próprio cérebro não ajuda. Nós ficamos preocupados até com a ideia de não pensar, e adivinha, acabamos pensando sobre isso também. Mas então, fique tranquila, nada é impossível! Vc pode sim melhorar. seja otimista. Seja forte. Faça de tudo para reprimir tais pensamentos e tente viver. De tanto tentar, uma hora vc consegue. Estou com vc!!!!

  10. feranndão said:
    jun 17, 2012 @ 12:05 Responder

    ufa ainada bem q vc existe , foi exatamente o q eu tava procurando eu tava pensando q só eu q era assim eu pratico esportes trabalho as vz em coisas q nem to afin pra me livrar da minha mente tagarela , masi deve ser isso mesmo só ansiedade , só q eu ja passei noites em claro por causa do universo ou tentando entender o comportamento patetico das pessoas , ou até em ficar milhionario manipulando seres q gostam de funk ou algo do tipo mais cheguei a conclusão tambem q naum tenho coração pra escravisar ninguem só q tambem naum aceito ser escravisado e por aí vai rstrsrsrssr é foda!!!

  11. pedro said:
    jul 19, 2012 @ 17:32 Responder

    Que maravilhoso ler isso e saber que eu nao sou o unico no mundo!!
    eu compartilho de TODOS os detalhes de sua descrição, de verdade!
    é desgastante demais, a gente gasta muita energia a toa e deixa de fazer muita coisa. Mas, como a Lorena já disse, é possivel melhorar. Eu estou melhorando, pouco a pouco. A gente tem que se policiar, ir treinando isso dia após dia, evitando as anotaçoes, nao dando importancia para os pensamentos invasivos e sabendo, no fundo a gente sabe, que quase nenhum desses pensamentos nos trazem algum benefício realmente compensador. A gente sabe que quando conseguimos ficar em paz e viver o momento presente, nos sentimos realmente felizes e isso, essa CERTEZA, que temos de ter sempre em mente pra ter força e nao dar atencao aos pensamentos.
    Vamos juntos, trocando experiencias, tenho certeza de que a gente vai melhorar mais e mais!

    uma frase de que gosto muito:
    “Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo do que planejando, vivendo do que esperando… Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu…” (Luiz Fernando Veríssimo)

  12. Guilherme said:
    ago 14, 2012 @ 00:53 Responder

    Eu tava tentando escrever uma música sobre pensar demais e eis q me deparo com esse texto quando jogo no google. Eu não vejo isso como um problema. Pensar demais é bom. Essa história de gastar tempo fazendo e não sonhando não tá com nada… Pense nisso!

  13. nayane said:
    ago 17, 2012 @ 22:39 Responder

    Bem gostei muito dessa frase que o pedro postou muito bonita e uma coisa que todos nos temos que fazer ”FATO” – “Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo do que planejando, vivendo do que esperando… Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu…” (Luiz Fernando Veríssimo)

    - Acredito que todos nos perdemos muito tempo pelo que eu vi aqui, eu penso demais mesmo muita coisa as vezes tenho nem tempo de escreve, depois eu tenho uma mudança de humo incontrolável e um estado que eu prefiro ficar quando estou zangada com alguma coisa que eu imaginei ou alguma coisa que ficar martelando na minha cabeça como um assunto inacabado, já foi para psicologa e falam que eu tenho que me comunicar mais e uma coisa complicada sou um pouco tímida também, sofre muito quando era menor. Eu acho que tenho que fazer algum esporte ou dança ou seila oque para ver se passar isso. Bem acabei de mim desabafa. Fico grata passou um pouco beijos. Fiquem com Deus.

  14. Marcos C. said:
    set 24, 2012 @ 17:10 Responder

    Super interessante ;)

  15. Vitor said:
    out 15, 2012 @ 12:21 Responder

    Adriana, incrível como você me descreveu ao ler seu texto parecia que eu estava falando e você escrevendo.
    Bom saber que não sou o único com muitos pensamentos, no momento meus pensamentos estão me matando.
    As drogas são quase uma salvação, se não fosse pelo mal que elas fazem.

    Fazer o que se a vida continua e enquanto estiver vivo vou pensar e não vou compreender o jeito que o Brasil é governado.
    A única coisa que temos neste mundo é a família, o certo seria durmir 8 horas eu durmo 6 por dia (nem sempre), e trabalho das 8:00 às 5:30 (saindo 7:30 e chegando 6:00) = 10 horas fora de casa. Totalizando 16 horas menos 24h = 8 horas (nossa são muitas horas) vamos dizer que eu faça faculdade pode tirar 4 horas, ou seja só posso ficar com a única coisa que tenho neste mundo 4 horas por dia. Isso sem fazer mais nada, lembrando que precisamos comprar, ir ao médico entre outras coisas.

    Finalizando você nasce (talvez se reproduza),trabalha que nem um condenado e morre.

    Sendo que em países não muito distantes você nasce curti a vida pra caralho porque os impostos são justos e serviços como educação e segurança realmente funcionam, com certeza vai se reproduzir porque vai querer mostrar para outra pessoa como a vida no país é boa e que não sofrerá, vai trabalhar o suficiente para viver feliz e sem luxos, curtir a família 1000 vezes mais que aqui no Brasil e morrer sorrindo. R.I.P

  16. José Luiz said:
    dez 19, 2012 @ 21:41 Responder

    Cara!!! Parece muito comigo, também sofro de tanto pensar. Aqui em casa as vezes quando estou conversando com alguém ou até mesmo na rua eu desligo do nada é automático e quando vejo lá estou eu pensando, matutando alguma coisa ou sei lá, mas sempre, sempre tem alguma coisa pra pensar. Um dos posts ai de cima me chamou atenção também é que sofro de tanto pensar, penso em coisas minuciosas, coisas que eu acho que todo mundo devia pensar mas ninguém pensa e lá estou eu matutando, perco muito tempo da minha vida nisso (ou ganho sei-lá) queria poder tocar o Foda-se na minha vida, mas de tanto pensar não consigo deixo de fazer muitas coisas por parar pra pensar nas consequências e minha vida vai passando, passando e nada fiz.É triste, só deixo de pensar quando estou fazendo algo e mesmo assim muitas vezes me pego pensando em coisas totalmente diferentes do que eu estava fazendo.

  17. John said:
    jan 23, 2013 @ 03:18 Responder

    Ham! Esse conceito de pensar demais se tornou um câncer do meu intelecto. Eu passo horas, e as vezes dias inteiros pensando nos crimes, misérias e desgraças do mundo, nas várias formas de mortes, acidentes e injustiças que podem ocorrer, ambos sem aviso. E penso que eu posso ser o sujeito principal de tais eventos, penso que não estou seguro e que qualquer coisa pode me acontecer, mesmo que não esteja fazendo nada de errado, mesmo que esteja em casa tranquilo, lendo um livro ou assistindo um filme, alguém pode invadir a casa e me assassinar, ou posso ter de uma hora para outra um AVC ou um Infarto agudo do miocárdio. Penso que alguma tragédia fatal pode contemplar a minha família, e com muito medo penso em como vou suportar toda a dor,se algo realmente acontecer. Mas penso novamente, o que é que realmente importa? é natural morrer… e morrer hoje ou amanhã, qual a diferença? Então começo pensar na recompensa do além, mas quanto mais penso nisso, mais penso que é impossível. As vezes penso em tirar minha própria vida, para nunca mais ter que pensar em nada.

  18. Márcio said:
    fev 01, 2013 @ 19:42 Responder

    Nossa! Sempre tive a ilusão pessimista de que era um alienígena por pensar tanto assim! Também tenho enormes dificuldades em dormir por ficar revendo as cenas do hoje, ontem e “prevendo” o futuro que, quase sempre, também é triste! Será que não podemos aceitar que somos simplesmente pessoas com tendências depressivas?!? E, é, yoga não resolve…

  19. Caroline said:
    fev 21, 2013 @ 00:57 Responder

    Tenho o mesmo problema. Penso no presente, passado e futuro ao mesmo tempo, mesmo sem saber como. Sou ansiosa e impaciente mesmo sem motivos aparentes.
    Todo essa ansiedade me gera manias, como o TOC e taquicardias.
    Sou perfeccionisa e ao mesmo tempo desorganizada não consigo me concentrar ou me distrair nem minuto por causa das manias sem sentido. Terapia para mim é apenas um leve empurrão.
    Adoro meu estilo de vida, mas quero e preciso mudar a minha ansiedade, pq assim eu não dou conta!

  20. mar 06, 2013 @ 16:34 Responder

    Disse tudo e desse texto meus pensamentos sofreram mitoses múltiplas! Acredito que se tivermos disciplina e força de vontade, poderemos organizar esses pensamentos e seguir uma linha de “Pensar e Agir”. Procurar tratar o vício de pensar, pode parecer fácil, mas realmente não é. Meditação, acho a coisa mais difícil do mundo! Então, tento aos poucos, agir e evitar de ficar até um dia pensando.
    A pior coisa é você pensar, idealizar e não fazer do jeito que você quer… Creio que procurar relaxar, ordenar um foco, pode ajudar… Pelo menos comigo, está funcionando.

  21. set 20, 2013 @ 10:10 Responder

    Nossa senti que estava lendo um texto sobre mim rsrs
    Eu também sou assim, meu caso é ainda pior! Não consigo me concentrar em quase nada que faço. Até pra estudar isso me atrapalha!
    Bom, ultimamente eu tento observar fixamente o que está acontecendo ao meu redor pra deixar a mente um pouco vazia de meus devaneios, isso tem ajudado um pouco. Bjos!

  22. Eduardo said:
    nov 18, 2013 @ 20:57 Responder

    Parece que esse texto foi escrito pra mim ou mesmo por mim… Quando tento dormir minha cabeça não para de pensar, simplesmente vem mil pensamentos sobre tudo!
    pensei que só eu fosse assim… Ta muito difícil dormir ultimamente! ;/

  23. Cleber said:
    nov 21, 2013 @ 09:13 Responder

    tenho o mesmo problema durmo tarde acordo cedo penso e não paro mais,isso ta acabando comigo

  24. Érica said:
    abr 01, 2014 @ 21:00 Responder

    Comigo é o mesmo, e ás vezes até é bem pior… Eu penso em tudo, e ás vezes até faço um pequeno pormenor num grande acontecimento, e o pior de tudo é que os meus pensamentos no geral são sempre negativos…
    Chego ás vezes custar a dormir a pensar demais, e ás vezes passar a noite em claro, mais ainda se tiver algo que me atormente, mesmo que seja tudo feito na minha cabeça.
    Já tentei fazer de tudo para não pensar… já ouvi música, ler livros, fazer desporto, passear, desenhar, ver filmes,… mas nada me faz para de pensar.. Apenas quando estou acompanhada de uma boa companhia, de um amigo que me distraia, ainda consigo me distrair, mas mesmo assim paro pequenos pedacinhos para pensar em estupidez…
    E fico ainda pior se tiver namorado, ou uma relação, e isso estraga sempre a relação… Já experimentei escrever, ou assim mas também não dá… Mas é tudo coisas que eu quero tentar mudar, mas é dificil…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>