Existe luz na escuridão.

Ciclo das Trevas - O Protegido

Duas palavras, um sentimento: que livro! Antes de ter o livro em mãos, havia visto alguns comentários sobre o Ciclo das Trevas se igualar a grandes nomes como Senhor dos Anéis em meio ao universo fantástico, agora posso dizer que não é pretensioso, é realmente muito, mas muito bom mesmo. Temos um mundo novo, bem detalhado, com seu próprio governo, vilarejos com sua ordem e vários mistérios.

O Protegido; Peter V Brett
Anota aí, um dos maiores fenômenos da literatura fantástica atual e, o mais incrível, foi um livro de estreia do autor na ficção de fantasia. A premissa é interessante e eu vou me controlar nos spoilers, prometo.

Sinopse: Ao cair da noite, eles surgem por todos os lados, famintos por carne humana, demônios de areia, de vento e até de pedra, conhecidos como terraítas. Depois de séculos, a humanidade definhou e se tornou refém da escuridão. Arlen, Leesha e Rojer, jovens sobreviventes, atrevem-se a lutar e encarar as trevas. O jovem Arlen recebe os ensinamentos de um mensageiro e descobre que o medo, mais que os demônios, é o mal a ser combatido. Leesha tem a vida destruída por uma simples mentira e se torna ajudante de uma velha e misteriosa ervanária. E o destino de Rojer muda para sempre quando um menestrel chega à sua vila com uma rabeca. Juntos, eles podem oferecer ao mundo uma última, e fugaz, chance de sobrevivência. (DARKSIDE BOOKS)

No primeiro capítulo temos a apresentação deste mundo que, de dia é comum para os humanos, mas a noite… Quando a escuridão cai é que o bicho pega, bicho não, os demônios! São os chamados terraítas.

Em Ciclo das Trevas – O Protegido os demônios são diferentes da figura que temos em mente, eles são feitos de elementos: demônios de areia, de fogo, de vento e de pedra. E, além de destruírem tudo, eles comem carne humana.

Terraítas

Símbolos mágicos

Através da escrita, os humanos eram capazes de se proteger e de lutar contra os terraítas usando símbolos mágicos. Anos de guerra seguiram, batalhas de humanos contra demônios até que estes se resguardaram nas Profundas (centro da Terra onde habitam) e esperaram pacientemente para uma volta. O povo, por sua vez, se acostumou com uma vida sem os gigantes terraítas e não praticava mais o conhecimento das marcas de proteção. Já imaginou o caos, né?

O progresso foi destruído e muitos símbolos foram perdidos. Os humanos agora apenas sobrevivem, não lutam, eles se escondem atrás dos símbolos de proteção e de uma religião na qual seu Criador promete trazer à terra um Salvador para livra-los dessa maldição.

Existe luz na escuridão

Três personagens vão mudar o rumo dessa história (amém), são eles:

Arlen: o garoto simples nos é apresentado aos 11 anos de idade. Ele tem talento para desenhar as proteções mágicas e sabe que, mais do que os demônios, o medo é que tem paralisado a humanidade. Ele presencia um ato covarde e sofre um baque durante a história com perdas difíceis, a partir de então, a maior revolta de Arlen é com a covardia do mundo.

Leesha: uma garota boa e inteligente, mas que com o passar do tempo se questiona sobre o que é certo e errado. Reprimida pela mãe e por um mundo dominado por homens, Leesha sofre grandes decepções e sai de casa e encontra moradia com a velha Bruna (talvez mais temida que os demônios da noite), a antiga ervanária da cidade. Com a senhora, Leesha aprende a arte da medicina e não poupa esforços para buscar além do que sua vila oferece.

Rojer: ainda criança, sofreu um trauma por conta de um erro em marcas de proteção e isso afetará sua história para sempre. Sua vida muda de vez quando um menestrel chega a sua cidade e toca um violino.

Livro O Protegido DarkSide Books

O Protegido é um livro relativamente grosso com suas 520 páginas, divido em 4 partes e vários capítulos entre elas, mas você não vê as páginas passando. São devoradas magicamente, assim como os terraítas devoram carne humana. A edição da Darkside Books sempre impecável. Acabamento lindo: capa dura, detalhes holográficos, marcador de seda e páginas amareladas. Narrativa envolvente, tive vontade de bater a cabeça na parede no final querendo logo a continuação.

Livro mais do que indicado aos fãs de literatura fantástica!

Sobre o autor: o impressionante universo criado por Peter V. Brett – que, assim como alguns de nós, foi educado com uma rígida dieta de romances fantásticos, HQs e Dungeons & Dragons – cativa e emociona o leitor, nos tornando parceiros e reféns de seu mundo e personagens. O autor constrói uma bela metáfora sobre o medo e como precisamos confrontá-lo todos os dias.

Veja o book trailer oficial feito pela galera do Pipoca e Naquim

Ficha Técnica
Título: O Protegido
Série: Clico das Trevas
Autor: Peter V. Brett
Tradução: Petê Rissati
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 520; capa dura
Gênero: Fantasia
*Cedido em parceria com a Darkside Books

Compre no Submarino

Encontre seu lado dark: Site | Twitter | Facebook

Comentários

8 Comentários | Adicione o seu

  1. @Heitordealmeida disse:

    Esse é um dos melhores livros que eu já li. Digo isso sem medo.

    E, acredite, os dois seguintes só melhoram!

  2. Oi :)
    Comecei hoje a ler meu exemplar, é uma das edições mais lindas que já vi e estou adorando a história, gostei da maneira como o autor se utiliza dos demônios para criar uma mitologia bastante parecida com os RPGs. Hahaha só discordo com um ponto, achei o livro muito pequeno, adoro aqueles livros gigantes de fantasia com mais de 800 páginas haha Conhece uma série chamada A Roda do Tempo de Robert Jordan? O primeiro volume chama-se O Olho do Mundo, publicado pela Intrinseca, se gostou dessa tenho certeza de que vai amar a escrita de Jordan! É uma das minhas séries de fantasia favoritas. Nos próximos meses vai sair o quarto volume aqui no Brasil, com 1056 páginas! Imagine só haha Espero que a série toda seja publicada, são na verdade 14 livros! Recomendo muito a você ela :) Abração

    • Olá! É muito bacana a história, né? Sei que os próximos da série são mais gordinhos, vai dar pra gente se divertir ainda mais! Hahaha

      Olha só, que ótima dica. Ouvi falar desse livro, mas acabou passando batido. Agora vou procurar aqui, muito obrigada :)

      Beijo!

  3. […] Leia a resenha sobre o livro O Protegido – Ciclo das Trevas. […]

  4. […] que era bom, ficou ainda melhor. O segundo volume da série Ciclo das Trevas (leia a resenha do primeiro, O Protegido), A Lança do Deserto, começa com um prólogo de um interessante ponto de vista no qual nos é […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *