O medo é contagioso

Ilha do Medo ficou bastante conhecido no Brasil após o lançamento do filme homônimo de Martin Scorcese em 2010, o livro – originalmente publicado como Paciente 67 – é de Dennis Lehane e um monstro da literatura policial.

Já digo que é um dos meus livros favoritos do gênero e eu li depois de ter visto o filme, ou seja, a história é tão boa que não estraga mesmo sabendo o final. Ilha do Medo é um suspense psicológico excelentemente bem construído. O tema principal é a loucura, além da paronoia e investigação.

“…devemos sonhar os nossos sonhos e vivê-los também?”
Elizabeth Bishop, Question of travel (epígrafe de Ilha do Medo)

Ilha do Medo Livro

Lombada Livro Ilha do Medo

Dennis Lehane (1965), autor também de Sobre Meninos e Lobos (igualmente adaptado para o cinema, por Clint Eastwood) domina enredos investigativos e o estilo noir em seus romances policiais.

Por ser uma história de suspense, fica difícil dar muitos detalhes sem spoiler. Fato é que o autor brinca o tempo todo com o leitor como se fosse uma caçada entre presa e predador; verdades e mentiras, loucuras e sanidades estão sempre em confronto e questionamentos.

O medo é contagioso.

Sinopse: No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação. E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital.
O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez ele não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria lá praticada – as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria.
Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna. (COMPANHIA DAS LETRAS)

Ilha do Medo - Dennis Lehane

Temos uma atmosfera sombria e sufocante, ritmo intenso e muitas dúvidas.

É preciso dizer que o filme adaptado e dirigido por Martin Scorsese, com Leonardo di Caprio e Mark Ruffalo no elenco, é incrivelmente fiel ao livro. Perfeito, eu diria. Tipo de história que você vai querer reler ou rever quando terminar. Assisti ao filme duas vezes, uma antes e outra depois de ler o livro: é espetacular. Todos os detalhes são essenciais.

Pra ficar ainda com mais vontade, o trailer:

Trama bem amarrada e envolvente, não tem como abandonar a leitura sem antes desvendar tudo que se passa por trás dessa ilha.

Título: Ilha do Medo (ou Paciente 67)
Autor: Dennis Lehane
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 344
Gênero: Suspense

Compre o livro Submarino
Compre o filme Submarino

Se você já leu ou assistiu e quer conversar sobre, me chama!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *