No momento, estou lendo Noiva Fantasma, livro de  Yangsze Choo,  recebi um compilado da Darkside Books com perguntas de leitores pelas redes sociais para a autora. Deu ainda mais vontade de continuar a leitura!

Yangsze Choo

Yangsze Choo responde:

Descreva A Noiva Fantasma em 140 caracteres ou menos.
Malásia colonial, 1890. Uma jovem chinesa recebe proposta de casamento com o filho de uma família rica. O único problema: ele está morto.

Você pode explicar o conceito de um “casamento fantasma”?
A tradição geralmente acontecia para apaziguar espíritos ou reparar relações familiares. Há várias alusões na literatura chinesa, mas suas raízes parecem vir de crenças ancestrais. As uniões aconteciam entre duas pessoas falecidas, com ambas famílias reconhecendo os laços. Entretanto, há casos em que uma pessoa viva se casava com um morto. Às vezes, uma garota pobre era recebida em um lar como a viúva de um homem que morrera sem deixar esposa ou descendentes. Esse é o caso de Li Lan, a protagonista do meu livro.

De onde veio a ideia para o seu livro?
As raízes talvez possam ser rastreadas até minha tese da universidade, quando eu quis escrever sobre opressão às mulheres – o papel histórico dos fantasmas femininos na cultura asiática. Eu tinha duas observações: 1) por que os fantasmas asiáticos pareciam ser muito mais aterrorizantes que os ocidentais; e 2) por que os piores eram sempre mulheres?

Livro Noiva Fantasma

Como você pesquisou para escrever um romance histórico como A Noiva Fantasma?
Meu pai colecionava velhos livros e diários de viajantes britânicos sobre a Malásia. Me lembro de devorá-los em tardes preguiçosas quando eu não tinha outra coisa para ler, sem imaginar que anos mais tarde eles serviriam de base para o meu romance. Os arquivos de jornais malaios também ajudaram, assim como as bibliotecas de Harvard e Yenching e seus verdadeiros tesouros fora de catálogo. De meus familiares e amigos na Malásia, também ouvi muitas histórias de fantasmas, algumas que me deixaram com fobias para a toda a vida, como evitar bananeiras à noite!

Próximos projetos?
Ai, eu deveria estar trabalhando no meu próximo romance…. Enquanto isso, eu continuo comendo e publicando muito no meu blog. (http://yschoo.com).

YANGSZE CHOO é descendente de malaios. Formou-se na Universidade de Harvard e ocupou vários cargos corporativos antes de escrever seu primeiro romance, A Noiva Fantasma. Yangsze adora comer e ler, e faz as duas coisas ao mesmo tempo com frequência. Ela mora na Califórnia com seu marido e filhos, além de um coelho.

Vai ter resenha de Noiva Fantasma aqui no blog assim que eu terminar ;)

 

Comentários

9 Comentários | Adicione o seu

  1. Ben Oliveira disse:

    Gostei da entrevista! Ainda não li o livro. Depois de ler as respostas da autora, fiquei curioso.
    Abraços! E parabéns pelo blog.

  2. […] COMPRE: Submarino | Americanas [LEIA+: Entrevista com Yangsze Choo no site Redatora de Merda.] […]

  3. Estou louca para ler esse livro, essa entrevista me deixou com mais vontade de ler. :)
    Sou lá no Sociedade dos Blogs também, seja bem vinda ao grupo! :)
    Achei o nome do seu blog genial! hahaha
    Beijos!

  4. […] E é esse o pontapé inicial da história de Li Lan em A Noiva Fantasma – romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que nos traz neste livro um pouco da cultura chinesa e muitos conceitos que eram desconhecidos por mim, tornando a leitura mais interessante. Leia a entrevista com a autora aqui no blog. […]

  5. Ben Oliveira disse:

    Maravilha. Voltando aqui depois de um tempo e vi que já tinha comentado na época que ainda não tinha lido. Agora já li e adorei. Livro fantástico!!
    Abraço

  6. Isa disse:

    Gente eu queria muito um Noiva Fantasma 2 com as.aventuras q ela viveu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *