“Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar
uma noiva fantasma…” (p. 9)

Livro A Noiva Fantasma

Você sabia que, por mais fantásticas que pareçam, as noivas fantasmas ainda resistem até hoje em parte da cultura asiática? Pois é, a prática, que chegou a ser banida por Mao Tsé-Tung durante a Revolução Cultural, foi muito frequente na China e na Malaia (hoje Malásia) no final do século XIX. O casamento era usado para tranquilizar um espírito inquieto, e garantir um lar e estabilidade para as mulheres que diziam sim a maridos já falecidos.

E é esse o pontapé inicial da história de Li Lan em A Noiva Fantasma – romance de estreia de Yangsze Choo, a escritora de ascendência oriental que nos traz neste livro um pouco da cultura chinesa e muitos conceitos que eram desconhecidos por mim, tornando a leitura mais interessante. Leia a entrevista com a autora aqui no blog.

Folha de guarda

Sinopse: 1893. Li Lan é uma jovem que recebeu educação e cultura, mas que vive sem grandes perspectivas depois da falência de seus pais. Até surgir uma proposta capaz de mudar sua vida para sempre: casar-se com o herdeiro de uma família rica e poderosa. Há apenas um detalhe: seu noivo está morto. (DARKSIDE BOOKS)

Li Lan não quer de forma alguma esse casamento e seu pai vai adiando a resposta à mãe do “noivo morto”, enquanto isso, a garota frequenta a casa da família Lim e onde conhece Tian Bai, o primo do falecido, por quem seu coração dá uma aceleradinha, se é que me entendem.

“É uma possibilidade. Alguém que morra de amor pode
retornar como uma assombração.”(p. 72)

Depois disso, Li Lan é assombrada em sonhos por Lin Tian Ching – o espírito do rapaz não quer saber de “não” como resposta. Ele quer se casar com a garota de qualquer forma.

Edição

Lombada

Confesso que me enganei ao pensar que a trama ficaria somente no impasse de Li Lan tornar-se ou não uma noiva fantasma. A história se desenvolve a partir disso, mas toma um rumo bem diferente do que eu imaginava. A autora explora muito o lado sobrenatural de acordo com crenças chinesas dando um ar de paranormal ao romance.

“Você não acha, realmente, que um homem jovem e forte como eu poderia
morrer de repente por uma febre, acha? Eu fui assassinado.” (p.86)

Além do paranormal, mistérios e descobertas rondam Li Lan o tempo todo e a garota faz de tudo para encontrar respostas.

O livro A Noiva Fantasma tem narrativa em primeira pessoa e é dividido em quatro partes: Malaia – 1893, O Além, A Planície dos Mortos e Malaca.

Partes

A autora Yangsze Choo tem uma escrita delicada e detalhada o que dá vantagem nos momentos em que a leitura sai do romantismo e entra no fantástico.

É importante dizer que precisamos entender que a história se passa em 1893, ou seja, conceitos retrógrados e machistas estão presentes, isso vai incomodar alguns leitores, mas, de antemão, Li Lan pode ser considerada uma jovem transgressora e vai contra a todas essas opressões. Ufa!

“O problema com os mortos é que todos eles queriam alguém que os escutasse.
Todo fantasma que encontrei tinha uma história prontinha pra ser compartilhada.” (p. 187)

A edição é simplesmente linda: capa dura, marcador de tecido e cheia de detalhes. Notas de rodapé com significados de algumas palavras chinesas contidas no texto e notas finais com agradecimentos, nomes chineses, significado dos nomes, dialetos, noções chinesas sobre o além, entre outras. As últimas páginas são para “arrancar sem medo”, isso mesmo, folhas bem bonitas para você fazer origamis juntamente com um passo a passo.

Origami

Evocando obras como Lugar Nenhum, de Neil Gaiman, A Noiva Fantasma é uma história impressionante sobre o amor sobrenatural e o amadurecimento, escrita por uma extraordinária nova voz da ficção contemporânea. Eleito o Livro da Semana pela Oprah. com, entrou em diversas listas de melhores livros do ano, como Indie Next List’s Pick, Glamour Magazine Beach Read, The Bookseller Editor’s Pick e Library Journal Barbara’s Pick.

Até que a morte os aproxime!

Título: A Noiva Fantasma
Título original: The Ghost Bride
Autor: Yangsze Choo
Editora: Darkside Books
Tradução: Leandro Durazzo
Número de páginas: 360; capa dura
Gênero: Romance
*Livro cedido em parceria com a Editora Darkside Books.

COMPRAR A NOIVA FANTASMA
Submarino | Saraiva | Americanas | Livraria Cultura

MAIS:
– Resenha em vídeo no canal Pipoca Musical
Livro no Skoob
darksidebooks.com | facebook.com/darksidebooks | vc@darksidebooks.com

Comentários

4 Comentários | Adicione o seu

  1. Raquel Moritz disse:

    Eeeeee, resenha da Adri!!! <3 Eu gostei bastante do livro, também fiquei com receio que o lance virasse um romance da Li Lan, mas a paranormalidade de alguns fatos deram um charme pra história. Delicado e sobrenatural ao mesmo tempo. :D

    Beijão!

    • Iuhuuu, demorei, mas cheguei! Botando em ordem as resenhas das leituras :D
      Cara, o livro tem muitas reviravoltas, né? Depois da primeira, eu achei que tinha sacado o final, MAS NÃÃÃÃÃÃO… A escrita é bem leve, bem delicada, me surpreendi bastante!
      Beeeeijo <3

  2. Quase comprei esse no lugar de Onde cantam os pássaros. Não sei se foi uma boa troca, só vou saber quando ler A Noiva Fantasma hahaha.

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona | Canal do Zona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *