Sete contos, sete demônios e sete pecados capitais

O Vilarejo

Autor nacional, livro de terror e uma edição cheia de ilustrações fantásticas, esse é O Vilarejo, de Raphael Montes.

Sinopse:Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É a partir daí que Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado, apresentando a lenta degradação dos moradores do lugar, e pouco a pouco o próprio vilarejo vai sendo dizimado, maculado pela neve e pela fome.
As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, sem prejuízo de sua compreensão, mas se relacionam de maneira complexa, de modo que ao término da leitura as narrativas convergem para uma única e surpreendente conclusão.

Edição

Prefácio

Os contos pode ser lidos em ordem ou não, funcionam de forma independente, mas também estão todos relacionados ao título da obra: o vilarejo.

Minha surpresa ao iniciar a leitura foi perceber que já havia lido alguns dos contos em outro lugar. Cada conto leva o nome de um demônio e cada demônio retrata um dos pecados capitais. A ideia de O Vilarejo, na verdade, foi originada em uma antologia da Editora Estronho em 2012, chamada VII Demônios, cujo o próprio autor Raphael Montes havia publicado de três contos que estão em O Vilarejo, juntamente com outros diversos autores brasileiros. São três livros, eu só tenho dois deles, são eles: Leviathan – Inveja; Belzebu – Gula e Luxúria – Asmodeus.

VII Demônios

Raphael Montes VII Demônios

Os três contos de Raphael Montes – presentes um em cada volume – em VII Demônios foram reescritos para O Vilarejo, salvo alguns trechos e títulos que se mantiveram idênticos. Digo isso apenas por curiosidade dos leitores, muitos provavelmente não sabiam da existência dessa antologia e, como a ideia partiu de lá, acho que não seria nada mais justo dar créditos à editora responsável.

Belzebu

Em narrativas que exploram as profundezas mais sombrias da alma humana, Raphael Montes narra com destreza a velha disputa
entre o bem e o mal, a vida e a morte, a tentação e a salvação.

No prefácio do livro O Vilarejo, temos Raphael Montes reportando-se como um tradutor o que inicia ficção de uma maneira diferente, o autor vira personagem e explica a origem do livro para o leitor.  No caso, o dono de um sebo recebeu alguns cadernos ilustrados que pertenciam a uma senhora que já havia falecido (Elfrida Pimminstoffer), mas os manuscritos estavam em uma língua considerada morta, aí é que entra o “tradutor” Raphael Montes.

Tomando como base o legado do padre demonologista Peter Binsfeld, os demônios se relacionam a pecados da seguinte maneira: Belzebu (gula); Leviathan (inveja); Lúcifer (soberba); Asmodeus (luxúria); Belphegor (preguiça); Mammon (ganância) e Satan (ira). Esta, inclusive, é a ordem que os contos seguem no livro.

Mammon

A história dos contos se desenvolve a partir desse vilarejo que foi esquecido por tudo e por todos, tomado pela fome e desgraçada. Por todas as histórias se passarem no mesmo local, alguns personagens aparecem em mais de um conto, mas lembrando que cada conto é comandado por um demônio, sendo responsável pela invocação de determinado pecado capital dentro daquela trama.

“Humanos vivem carregados de uma crueldade sufocada.”
Raphael Montes

Para mim, o autor soube conduzir de maneira primorosa o horror em sua obra como um todo – tanto na escrita, quanto nos elementos -, oscilando entre o sobrenatural e a própria maldade do ser humano. As descrições são detalhadas no nível certo e bastante diretas.

Além do do medo, o livro é repleto de violência que causa aflição e agonia. A narrativa muito provavelmente vai te afetar de alguma forma.

Edição O Vilarejo

A edição da Suma de Letras está realmente linda, sou fã de livros ilustrados e o trabalho do Marcelo Damm só agregou valor à obra.

Sete contos super rápidos de serem lidos, uns melhores que os outros, sim, mas todos formando uma coisa só, acho que foi isso que me deixou mais animada com a leitura. Indicação de livro de terror e de autor nacional. Já leu? Quer ler? Me conta!

Ficha Técnica
Título: O Vilarejo
Autor: Raphael Montes
Editora: Suma de Letras
Ilustrações: Marcelo Damm
Número de páginas: 93
Gênero: Ficção Brasileira; Terror

Comprar O Vilarejo
Submarino | Saraiva | Livraria Cultura

Resenha em vídeo Pipoca Musical

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *