Jason, Michael Myers, Leatherface, Hannibal Lecter, Pânico e uma infinidade de outros personagens com uma coisa em comum: máscaras! Não é novidade que gosto de filmes de terror nem de máscaras [veja meu painel no Pinterest], os dois juntos, então… eu me realizo.

Não tem mascarado bonzinho, pelo contrário, a maioria é bastante perturbada psicologicamente e a máscara só parece potencializar a maldade já que não podemos enxergar o que tem atrás dela. Separei 5 filmes de terror atuais com máscaras marcantes, tirando os clássicos que todo mundo já conhece. Que comece a sessão pipoca:

Hush – A Morte Ouve (2016)

Hush A Morte Ouve

Produção by Netflix, Hush é o mais recente desta lista, liberado pelo site de streaming no dia 08 de abril, ou seja, corre pra assistir que tá fresquinho.

Provavelmente, o filme com a premissa mais agoniante dentre os 5 que escolhi: uma escritora surda que vive sozinha + uma casa isolada + um cara mascarado.  Situação desesperadora, não é? Não tem trilha sonora barulhenta ou sustos pelo aumento do volume, nops, o diretor usa o silêncio a seu favor deixando o clima ainda mais tenso.

Elemento terror e máscara: gostei da máscara do cara, ela é um pouco menor que o rosto dele e bem minimalista, mas tem um sorrisinho irônico que deixa assustadora. Outro diferencial é que o doido aqui usa uma balestra, tudo pra aumentar nossa agonia, claro. Assista ao trailer:

 

Você é o Próximo (2013)

Você é o Próximo

No trailer toca Perfect Day do Lou Reed, como não querer assistir? Inclusive, o filme tem uma trilha bacanosa, incluindo Looking For The Magic (clique para ouvir no youtube), assumo que amo/sou essas músicas aparentemente bonitinhas e tranquilas contrastando com uma cena de terror.

Em You’re Next rola uma reunião em família e a casa – que fica no meio do nada – sofre um ataque de três sádicos mascarados. O suspense dos porquês é interessante e tem trama até o fim.

Elemento terror e máscara: máscaras-de-animais. Tem urso, tem ovelha e tem tigre branco (ou algum felino de grande porte, perdoa aí a falta de conhecimento) portando facão, balestra e um fucking machado. Gente, pesado, 10/10! Assista ao trailer:

 

Uma Noite de Crime (2013)

Uma Noite de Crime

Imagina você lá suave em casa, toca a campainha e PLAU uns doido desse na porta. Na história, o governo libera anualmente 12 horas para o crime. Isso. Toda e qualquer atividade criminosa – incluindo assassinatos – é legal. A premissa é boa, eu me irritei com umas bagunças, mas tem trama em cima de trama, fazendo com que o longa fique mais interessante.

Em The Purge, quem concorda com o lance de tocar o terror desenfreado na cidade bota uma bandeirola na porta de casa, se tranca e espera as 12 horas acabarem. Os criminosos não podem atacar as pessoas que são a favor do troço. Óbvio que algo dá errado com essa família protagonista e deixa a gente lamentando agonias por 1h30.

Elemento terror e máscara: grupo de insanos querendo fazer o famoso mal pelo mal, usam máscaras com rostos exageradamente macabros (quero todas) junto com facão, armas e/ou qualquer objeto que aparecer na frente. Assista ao trailer:

 

Os Estranhos (2008)

Os Estranhos

Uma ligeira salva de palmas pro filme que mais me deixou agoniada numa sala de cinema. Clap, clap. O mal pelo mal está presente em praticamente todos os filmes de serial killers, mas aqui o negócio é forte.

No filme The Strangers, um casal numa cabana no meio do nada (jura?) é torturado por três mascarados sem nenhum motivo. O prazer doentio em simplesmente aterrorizar e testar os limites da sobrevivência. Falei desse filme numa tag sobre filmes de terror em um vídeo (clique para ver no youtube) e tenho a máscara da morena (não me julguem).

Elemento terror e máscara: um homem com um saco tenebroso na cabeça e duas mulheres com máscaras femininas que não são de terror e, na minha opinião, é isso que deixa melhor, assim como as de animais. Tem machado, tem faca, olha, nunca na vida que eu queria estar nessa casa. Assista ao trailer:

 

O Orfanato (2007)

O Orfanato

Máscara, corredor e criança: ai que coisa linda! El Orfanato conta a história de uma moça que decide voltar depois de muitos anos e reabrir o orfanato onde passou sua infância. Ela leva seu filho pequeno e coisas ~muito estranhas~ começam a acontecer.

Esse é o mais light da lista, não envolve um serial killer assassino doido, mas tem um bom suspense e vale o play e o replay, to querendo rever.

Elemento terror e máscara: uma máscara infantil que parece fofa na primeira olhada, mas dá um medão nas circunstâncias colocadas. Assista ao trailer:

Agora pra amenizar o climão psicopata que ficou no ar, playlist com músicas de filmes variados que criei no spotify, segue lá: É DE QUAL FILME?

Comentários

01 Comentário | Adicione o seu

  1. Barbara M disse:

    O Orfanato partiu o meu coração :(
    O The Purge 3 estreia este ano, né? Ainda não vi se vai sair nos cinemas brasileiros…
    Gostei muito da lista e do teu site, já to a um tempão fuçando hahahah
    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *