“Ela ainda é muito nova para entender o que aconteceu.
Em vários aspectos, ainda é uma criança inocente.”

Menina Má

O livro é de ficção, mas é muito mais real do que ousamos imaginar. Menina Má é, como o próprio nome diz, sobre uma criança má, uma criança psicopata.

Sabe o que a indústria de entretenimento faz (na maioria dos casos) de tratar crianças como seres especias, puros e ingênuos de todas as formas? Ou então de – por algum motivo – romantizar histórias com psicopatas? Pois é, em Menina Má, William March não faz nada disso e conta uma história que com certeza vai te assustar.

The Bad Seed foi publicado originalmente em 1964, fez um sucesso absurdo e agora está nas livrarias brasileiras pela editora Darkside Books. O autor William March trouxe à tona uma discussão polêmica: uma criança pode se tornar assassina por influência do meio em que vive ou existem mesmo as chamadas “sementes do mal”?

Contra capa

Quando nasce a maldade?

A questão dá margem para muitas explanações, inclusive tenho as minhas. Mas o que o autor faz aqui é trabalhar com as sementes da dúvida na sua cabeça, as respostas não estarão ao seu alcance, pelo menos, não até que termine de ler a história.

Rhoda, a pequena malvada do título, é uma linda garotinha de 8 anos de idade. Mas quem vê a carinha de anjo, não suspeita do que ela é capaz. Seria ela a responsável pela morte de um coleguinha da escola? A indiferença da menina faz com que sua mãe, Christine, comece a investigar sobre crimes e psicopatas. Aos poucos, Christine consegue desvendar segredos terríveis sobre sua filha, e sobre o seu próprio passado também.

A menina Rhoda é uma criança adorável, a filha perfeita que esbanja obediência, simpatia e afeto. Em partes. Rhoda também é dissimulada, mentirosa, fria e calculista. O desenvolvimento da personagem é fantástico, conhecemos a psicopatia, as motivações infantis e a maldade praticada por uma garota de 8 anos.

Livro

Menina Má

Foi depois de um piquenique da escola que a mãe de Rhoda, Christine Penmark, começou a olhar para a filha com outros olhos. No piquenique, um garoto da sala de Rhoda morreu em um trágico acidente e a menina não demonstrou nenhuma reação sobre o episódio – que seria minimamente traumático.

O romance é trabalhado no suspense psicológico e a narrativa é viciante, com 272 páginas, um livro pra ler de uma vez só!

Em menos de um ano após o seu lançamento, Menina Má ganhou uma montagem nos palcos da Broadway e, em 1956, uma adaptação ao cinema, dirigida por  Mervyn LeRoy e indicada a quatro prêmios Oscar, incluindo o de melhor atriz para a menina Patty McComarck, que interpretou Rhoda Penmark.

A adaptação é bastante fiel ao livro, um verdadeiro show de interpretações. A única coisa que posso dizer: o final do livro é bem melhor! Assisti ao filme antes de ler o livro e era o que eu queria que tivesse acontecido no longa. Quem ler/assistir me conta depois. Fiz um vídeo no canal sobre o filme e algumas histórias de crianças psicopatas, clique aqui para ver.

menina-ma-darkside-books

Menina Má é um livro que desperta medo e curiosidade.

A edição traz uma bonequinha na capa que, numa primeira olhada, aparenta ser graciosa, mas na verdade é apenas uma de suas muitas facetas. Não haveria uma melhor representação para a menina Rhoda do que esta.

William-March

A introdução do livro foi escrita pela crítica literária Elaine Showalter em 1997 e traz diversas informações que nos acrescentam conhecimento sobre o autor e sua obra. Entendemos como episódios reais de sua vida inspiraram a história de Menina Má e sua construção. William March publicou seis romances e quatro compilações de contos, morreu em 1954, ironicamente quase um mês após o lançamento do seu livro de maior sucesso, Menina Má.

“O que você me dá, papai? O que você me dá se eu te der uma cesta de beijinhos?”

William-March-livro

Será que você vai conseguir olhar para uma criança do mesmo jeito depois deste livro? Essa pergunta eu não vou saber te responder, é pagar pra ver.

Título: Menina Má
Título original:
The Bad Seed
Autor: William March
Tradutor: Simone Campos
Editora: Darkside Books
Número de páginas: 272
Gênero: Literatura norte-americana; Suspense
*Livro cedido em parceria com a Darkside Books

COMPRAR LIVRO MENINA MÁ
Submarino | Americanas | Fnac

Comentários

2 Comentários | Adicione o seu

  1. Gislaine disse:

    Eu vi o filme é não gostei muito do final, quero saber como as coisas serão desenvolvidas no livro! Muito ansiosa por essa leitura.
    Gislaine | Paraíso da Leitura

  2. […] frio, calculista e extremamente ruim. Sua bondade é totalmente manipuladora e perversa. Fiz uma resenha sobre Menina Má e um vídeo falando sobre o filme baseado nesta obra, A Tara Maldita (assista no YouTube). Comprar […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *