Oie, é isso mesmo que você tá entendendo: ler menos! Parece que quanto mais o tempo passa, mais louco a gente fica querendo dar conta de tudo e fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo, isso inclui os tão queridinhos livros e o número de leituras no mês.

Chega de números e de regras. Fiz um vídeo-desabafo sobre algumas coisas que eu vejo por aí e pra dizer que tá tudo bem se você não conseguir ler tanto assim. Que a gente leia menos e aproveite mais as leituras sempre ;)

LIVROS PARA LER MELHOR

  • COMO LER LIVROS, comprar na amazon
    Publicado originalmente em 1940, tornou-se um fenômeno raro, um clássico vivo. É um guia de compreensão de leitura para o leitor comum, abordando os vários níveis de leitura e mostra como atingi-los – da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional. Aprenda a classificar um livro, a “radiografá-lo”, a isolar a mensagem do autor, a criticar. Estudos sobre as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais. Por fim, os autores oferecem uma lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que você possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.

 

  • POR QUE LER OS CLÁSSICOS, comprar na Amazon
    O que é um clássico? E por que lê-lo? Este livro fornece várias respostas a essas perguntas, algumas consensuais, outras polêmicas, mas todas certamente enriquecedoras. Calvino desentranha as diversas facetas do que seja um clássico, para depois iluminar com uma leitura penetrante seus próprios clássicos, ou seja, alguns dos autores mais importantes da tradição literária e intelectual do Ocidente. Por que ler os clássicos? A razão definitiva que Calvino dá a essa pergunta é tão simples como as grandes verdades: a única justificativa que se pode apresentar é que ler os clássicos é melhor do que não os ler

 

  • A ARTE DE LER, comprar na Amazon
    O que é a leitura para um crítico literário? Émile Faguet foi um dos escritores mais influentes em seu tempo e assinou escritos famosos sobre La Fontaine, Flaubert, Freud, Nietzsche, Balzac e Rousseau. Nesta obra, ele propõe uma série de reflexões e afirma que a leitura é essencialmente uma arte de pensar que requer esmero e cuidado. Um livro para quem enxerga a leitura não somente como um hobby, mas sim como um nobre estilo de vida.

  • FARMÁCIA LITERÁRIA, comprar na Amazon
    Lido no momento certo, um livro pode mudar sua vida. Farmácia literária é um tributo a esse poder. Mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido Para criar esta obra, as autoras viajaram por dois mil anos de literatura, selecionando livros que promovem felicidade, inspiração e sanidade, escritos por mentes brilhantes que nos mostram o que é ser humano e nos permitem identificação ou até mesmo catarse. Estruturado como uma obra de referência, em Farmácia literária os leitores podem simplesmente procurar por sua “doença”, seja ela agorafobia, tédio ou crise da meia-idade, e encontrarão um romance como antídoto. A biblioterapia não discrimina entre as dores do corpo e as da mente (ou do coração).

 

  • PARA LER COMO UM ESCRITOR, comprar na Amazon
    É possível ensinar a um escritor o seu ofício? A questão é polêmica, especialmente quando proliferam cursos de graduação e de extensão com essa proposta. Escritora e crítica literária, Francine Prose defende que sim, há muito o que aprender com os mestres. Virginia Woolf, Jane Austen, Nabokov, Philip Roth e Flaubert são alguns dos autores a quem dedica uma leitura atenta e cuidadosa em busca do segredo do “escrever bem”. De cada um extrai valiosas lições. Uma obra indispensável para escritores iniciantes e leitores inveterados!

 

  • COMO EDUCAR SUA MENTE, comprar na Amazon
    Susan Wise Bauer descreve as três fases da tradição clássica: ler para conhecer os fatos; ler para avaliar os fatos e, finalmente, ler para formar as próprias opiniões. Depois de explicar a mecânica de cada fase, Bauer oferece uma seção “lista de livros”, com gêneros separados em capítulos: ficção, autobiografia/biografia, história/política, drama e poesia. Ela introduz cada gênero com um resumo de seu desenvolvimento histórico e os principais debates acadêmicos sobre eles, definindo com clareza todos os termos importantes (por exemplo, “metaficção”). Em seguida, vêm listas, em ordem cronológica, com cerca de 30 grandes obras de cada gênero, acompanhadas de dicas sobre como escolher a edição de cada livro e um resumo do conteúdo do livro.

 

  • POR QUE LER OS CONTEMPORÂNEOS, comprar na Amazon
    Aqui, temos a reunião de 101 escritores de notável relevância no panorama mundial, aqueles que estão sendo premiados, discutidos e, principalmente, lidos. Sobre cada um deles, trazemos um resumo biográfico, os principais títulos publicados e uma resenha crítica sobre sua obra. Tudo isso produzido por escritores, jornalistas, professores, críticos literários – todos grandes leitores. Por que ler os contemporâneos? Por que ouvir as vozes que estão falando do nosso tempo? Esperamos trazer as múltiplas respostas neste livro, que é mais que um guia, é uma enciclopédia sentimental da literatura do século 21.

Comentários

2 Comentários | Adicione o seu

  1. Lari disse:

    Muito bom, Dri. Amei essas dicas de livros para ler melhor. Já estou adicionando no skoob para não esquecer, hihi.

    Bjbj

  2. Site muito bom. Em forma e conteúdo. Caí aqui por acaso, mas voltarei mais vezes para pegar umas dicas.
    http://amarretadoazarao.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *