Sobre | Projetos | Contato




03nov

Uma obra digna da zona de desconforto: o clássico perturbador da literatura japonesa Audição, escrito por Ryū Murakami.

Ryū Murakami é um premiado romancista, contista, ensaísta e cineasta japonês. Considerado o mestre do psycho thriller no Japão, suas obras abordam a natureza humana a partir de temas como desilusão, uso de drogas e violência num sombrio Japão pós-guerra.

Audição foi publicado originalmente em 1997 e ganhou o mundo com a adaptação em 99 pelo cineasta Takashi Miike. Agora tem no Brasil! Ganhou edição nacional publicada pela DarkSide Books e conta com tradução de Lica Hashimoto e Juliana Kobayashi.

Começa como um desgraçamento e termina como uma desgraceira

Desde a morte de sua esposa, há sete anos, Aoyama não teve nenhum outro relacionamento. Shiguehiko, seu filho adolescente, fala com o pai sobre isso, diz que ele está ficando velho e que poderia encontrar um novo amor para se casar de novo.

Yoshikawa, um dos seus melhores amigos , é produtor de TV e propõe uma ideia um tanto quanto inadequada: realizar testes para um filme falso (um filme que não existe nem vai existir) e entre as candidatas pra essa audição quem sabe encontrar uma nova esposa para o Ayoama.

A ideia consite em, basicamente, criar um catálogo de mulheres. Uma movimentação para essas inscrições, contendo fichas de cada uma das candidatas com fotos, altura, medidas, redações, características, gostos, hobbies e aptidões; tudo para facilitar as seleções e audições presenciais com entrevistas.

Os diálogos entre os dois amigos a respeito dessas avaliações são repletos de machismo e misoginia, propositalmente inseridos pelo autor Ryu Murakami pois seus personagens são homens com atitudes misóginas e que muito provavelmente não compreendem o peso que isso tem. Vale dizer que Audição é ambientado em Tóquio, na década de 1990 — existe o aspecto cultural do Japão, ainda mais na época retratada.

Entre muitos julgamentos, tópicos de checagem, preferências físicas e morais, uma das candidatas chama muito a atenção de Ayoama desde a ficha de inscrição, era como se houvesse uma fascinação imediata.

Assami Yamassaki, uma ex-bailarina, é quem desperta algo no coração de Aoyama, não só pela sua beleza, mas sobretudo por compartilharem a mesma opinião sobre luto e aceitação das dores da vida.

Ao vê-la pessoalmente, Ayoama já não quer mais saber sobre as demais candidatas ou audição. Vai se consumindo dessa possibilidade e desejo, ignora qualquer advertência e conselho dos amigos, fica refém dessa fantasia com Assami. Ele a idealiza entre a imagem de sua falecida esposa e também dessa ideia de refazer o seu ideal de amor, família e felicidade.

As coisas parecem se desenrolar e os dois começam a manter um contato maior. Por mais que existam fichas e os cadastros cheios de informações, alguns detalhes da vida de Assami não batem com a realidade — tem algumas coisas estranhas e histórias até meio sinistras.

Audição é uma obra que trabalha com a questão do trauma. Por parte do Ayoama com o luto e a dor da perda todos esses anos. Há então um sentimento de culpa e de não merecimento de uma possível relação com essa mulher que parece sagrada, perfeita e idealizada. Ao mesmo tempo que ele se afunda nessa paixão/obsessão/obstinação que ignora alertas de amigos e até de seu próprio instinto.

Todas as formas de amor de Audição têm algumas bases bem sólidas envolvendo obsessão ou idealização, sendo os pilares da obra. Traumas e as respostas a esses traumas que se tornam compulsões e atravessam limites obstinadamente. Cruzando a fronteira entre amor, ódio, desejo, perigo e prazer, e a lucidez é obscurecida por uma neurose maníaca, cruel e violenta.

Do drama ao horror em segundos, colocando o personagem principal à mercê de torturas físicas e psicológicas mostradas de forma crua. Tanto no livro quanto no filme essa crueza não é grosseira, não deixa que a violência seja simplesmente um fetiche, e sim, um instrumento de expressão.

Assista ao conteúdo no YouTube: AUDIÇÃO (Audition): IDEALIZAÇÃO, TRAUMA e OBSESSÃO | Zona de Desconforto

Titulo: Audição

Sinopse: Entre a paranoia e a realização dos desejos mais abjetos e recônditos que habitam a alma humana, Audição abala profundamente nossa zona de conforto e nos leva a questionar os limites do aceitável, ao mesmo tempo em que nos convida a lançar novos olhares para a dimensão mais profunda de nossa estrutura mental e psíquica.

Onde comprar: Amazon

Compartilhe:

Resenha do livro BUTCHER BOY: INFÂNCIA SANGRENTA (The Butcher Boy), escrito pelo autor Patrick Mccabe e publicado pela DarkSide Books.

Post especial de Halloween com 6 livros sobre 6 crianças macabrinhas & encapetadas. . MENINA MÁ, William March “Ela ainda é muito nova para entender o que aconteceu.Em vários aspectos, ainda é uma criança inocente.” Rhoda é um amorzinho de criança! Aos 8, é um exemplo de  filha obediente, garota estudiosa, comportada e carinhosa. Em contrapartida, Rhoda […]