Sobre | Projetos | Contato




21jul

Aquele Dia Em Que Deus Estava Ocupado Demais

Um nome forte, uma capa forte e uma história forte. Ao receber este livro do próprio autor, Guilherme Oak, confesso que julguei o livro pela capa, julguei bem e julguei certo. Posso dizer que é um dos livros mais pesados que já li e é excelente.

De antemão, não é um livro que pode agradar todos os gostos, ele não é “fácil”, apesar de ser uma ficção, tem uma temática real, bastante polêmica e difícil de lidar.

AQUELE DIA EM QUE DEUS ESTAVA OCUPADO DEMAIS é história de três crianças, um padre, uma tarde de julho e todas as consequências provenientes dessa tarde. É também uma reflexão sobre a suposta onipresença divina e suas inúmeras injustiças através do tempo. (SITE)

Contra-capa

 

Narrado em terceira pessoa, o livro tem 15 capítulos e cada um intercala os pontos de vista entre presente e passado da trama – início da década de 1990 e 2012. Ambientado em São Paulo, para quem mora ou conhece a cidade é um prato cheio de detalhes através de nomes de ruas, bairros, igrejas, etc.

Pedro, Lucas e sua irmã, Natália, são crianças comuns da classe média paulistana. Estudam em colégio particular e são filhos de mães católicas. Desenvolvem certo tipo de amizade incomum à idade e às peculiaridades de cada um. Vivem intensamente as maravilhas inocentes do ano de 1993 e encontram o pesadelo de uma vida no ano de 1994. Acometidos pelo desejo nojento e impuro de alguém que deveria ser puro, são vítimas de abuso sexual dentro da Paróquia Nossa Senhora do Ó. Os anos passam e, em 2012, Pedro e Lucas se reencontram acidentalmente. Lembranças e sentimentos são revolvidos durante o inesperado encontro, fazendo-os enfrentar o passado e repensar o futuro.

Editora Giostri

Em suas 152 páginas, Aquele Dia Em Que Deus Estava Ocupado Demais aborda assuntos polêmicos: estupro e pedofilia, envolvendo religião, pecado, sexualidade, inocência, amizade e vingança.

Impunidade e silêncio são as únicas certezas para Pedro, Lucas e Natália que foram abusados sexualmente por um padre, ele – justo ele – que dentro da história (e conceitos gerais) deveria cuidar e “ensinar o bem” a estas e outras crianças durante as aulas de catequese. A relação de poder e medo, a frieza da violação e a consequência densa na vida dos três jovens que sofreram tamanho e inescrupuloso abuso.

Trecho do livro

Por vezes, senti asco, um asco sem fim. A angústia é evidente, devido à situação extremamente desconfortável, um nó na garganta como se eu mesma estivesse presenciando toda a história.

Eu gostei muito da escrita de Guilherme Oak, me identifiquei tanto pelo que gosto de ler, quanto pelo jeito que gosto de escrever. É crua, direta, rápida e com uma tendência reflexiva em meio a conflitos existenciais. Impotência e injustiça sendo abordadas de uma forma primorosa e sem clichês. Páginas que retratam quão cruel a vida pode ser, a dura realidade, o fim. O último parágrafo me deixou paralisada por um bom tempo.

Recomendo a leitura pela escrita e qualidade de um autor nacional e pelo choque do tema que nos tira completamente da zona de conforto. Espero ler muitos outros livros de Guilherme Oak ainda.

São Paulo

Sobre o autor:
GUILHERME OAK nasceu em 1986 na cidade de São Paulo. Publicitário não-atuante, começou a escrever aos doze anos por conta de um concurso literário. Não parou de escrever durante toda a adolescência. Escrevia, inclusive, canções baseadas em melodias do Pink Floyd. O tempo passou e veio a vida adulta. No final de 2013, redescobriu o prazer da pré-adolescência e voltou rabiscar velhos cadernos com poesias e textos curtos. Desde então, Guilherme não parou mais. Mais textos do autor.

Título: Aquele dia em Que Deus Estava Ocupado Demais
Autor: Guilherme Oak
Editora: Giostri
Número de páginas: 152
Gênero: Literatura Brasileira / Novela Literária

Comprar: Saraiva | Livraria Cultura | No Skoob

SORTEIO!

O Guilherme Oak liberou um exemplar para sorteio aqui no blog, basta seguir as instruções abaixo, quanto mais preencher, mais chances de ganhar. O resultado sai dia 10 de agosto, boa sorte!

a Rafflecopter giveaway

Compartilhe:
  1. Aila Araújo disse:

    Adoro suas resenhas Dri! O título do livro já é bem intrigante, me deixou interessada.

    1. Muito obrigada, Aila :) Que bom que gostou, é um livro interessante mesmo, recomendo muito. Beeeeijos!

  2. Ótima resenha, parece muito bom o livro. Vou participar do sorteio, quero muito ler ele!

    1. Obrigada! É realmente muito bom, ebaaa, bos sorte!

  3. Murilo Burns disse:

    Gostei bastante da resenha, não conhecia a obra e fiquei interessado.

  4. Raquel Moritz disse:

    Ôxa, parece massa! Autores nacionais tem 100% do meu apoio sempre. :)

    Bjs!

  5. To na vibe de pegar um monte de livro de autores nacionais pra ler, e esse do Guilherme parece ser um prato cheio!
    Beijo Drica!

    Zona de Conspiração | Facebook da Zona | Canal do Zona

    1. Sim, Ju! Eu te recomendo fortemente, uma leitura forte e muito boa!
      Beijooo

  6. Isabella marques de oliveira disse:

    Adorei a resenha, e gostei muito dessa obra literária. Não consigo ler muitas obras nacionais e me interessei bastante por essa e resolvi que vou ler! Adorei o trabalho no blog e que ele cresça cada vez mais! Beijos❤

Os comentários estão fechados.


“O fato de que existo prova que o mundo não tem sentido.” Eu tinha comentado sobre esse livro no vídeo de leituras do ano passado, queria ter feito essa resenha antes, mas Nos Cumes do Desespero estava esgotado na editora e até nos sebos. A Editora Hedra republicou o livro e todo mundo poderá usufruir do […]

“o ser humano é só carne e osso e uma tremenda vontade de complicar as coisas.” A princípio, o livro conta a história de Antonio Jorge da Silva, um senhor de 84 anos que perde sua esposa, a Laura. Ele, ainda muito apaixonado, fica completamente desolado e sem chão com a situação. E que, vou […]