Sobre | Projetos | Contato




11maio

O medo é contagioso

Ilha do Medo ficou bastante conhecido no Brasil após o lançamento do filme homônimo de Martin Scorcese em 2010, o livro – originalmente publicado como Paciente 67 – é de Dennis Lehane e um monstro da literatura policial.

Já digo que é um dos meus livros favoritos do gênero e eu li depois de ter visto o filme, ou seja, a história é tão boa que não estraga mesmo sabendo o final. Ilha do Medo é um suspense psicológico excelentemente bem construído. O tema principal é a loucura, além da paronoia e investigação.

“…devemos sonhar os nossos sonhos e vivê-los também?”
Elizabeth Bishop, Question of travel (epígrafe de Ilha do Medo)

Ilha do Medo Livro

Lombada Livro Ilha do Medo

Dennis Lehane (1965), autor também de Sobre Meninos e Lobos (igualmente adaptado para o cinema, por Clint Eastwood) domina enredos investigativos e o estilo noir em seus romances policiais.

Por ser uma história de suspense, fica difícil dar muitos detalhes sem spoiler. Fato é que o autor brinca o tempo todo com o leitor como se fosse uma caçada entre presa e predador; verdades e mentiras, loucuras e sanidades estão sempre em confronto e questionamentos.

O medo é contagioso.

Sinopse: No verão de 1954, o xerife Teddy Daniels chega a Shutter Island com seu novo parceiro Chuck Aule. A dupla deverá investigar a fuga de uma interna do Hospital Psiquiátrico Ashecliffe, reservado a pacientes criminosos. Sem deixar vestígios, a assassina Rachel Solando escapou descalça de um quarto vigiado e trancado à chave. Os médicos, funcionários e enfermeiras da instituição não parecem dispostos a colaborar com a investigação. E as mentiras vêm diretamente do enigmático médico-chefe do hospital.
O desaparecimento de Rachel traz à tona uma série de suspeitas sobre o hospital: com suas cercas eletrificadas e guardas armados, talvez ele não seja apenas mais um sanatório para criminosos. Surgem rumores de que uma abordagem radical e violenta da psiquiatria seria lá praticada – as suspeitas incluem desde terríveis experiências com drogas e cirurgias experimentais, até o desenvolvimento de instrumentos a serem usados na Guerra Fria.
Enquanto isso, um furacão se aproxima da ilha, precipitando uma revolta entre os presos. Quanto mais perto da verdade Teddy e Chuck chegam, mais enganosa ela se torna. (COMPANHIA DAS LETRAS)

Ilha do Medo - Dennis Lehane

Temos uma atmosfera sombria e sufocante, ritmo intenso e muitas dúvidas.

É preciso dizer que o filme adaptado e dirigido por Martin Scorsese, com Leonardo di Caprio e Mark Ruffalo no elenco, é incrivelmente fiel ao livro. Perfeito, eu diria. Tipo de história que você vai querer reler ou rever quando terminar. Assisti ao filme duas vezes, uma antes e outra depois de ler o livro: é espetacular. Todos os detalhes são essenciais.

Pra ficar ainda com mais vontade, o trailer:

Trama bem amarrada e envolvente, não tem como abandonar a leitura sem antes desvendar tudo que se passa por trás dessa ilha.

Título: Ilha do Medo (ou Paciente 67)
Autor: Dennis Lehane
Editora: Companhia das Letras
Número de páginas: 344
Gênero: Suspense

Compre o livro Submarino
Compre o filme Submarino

Se você já leu ou assistiu e quer conversar sobre, me chama!

Compartilhe:

Conteúdo sobre o livro A PEDIATRA, escrito por Andrea del Fuego e publicado pela Companhia das Letras.

“O fato de que existo prova que o mundo não tem sentido.” Eu tinha comentado sobre esse livro no vídeo de leituras do ano passado, queria ter feito essa resenha antes, mas Nos Cumes do Desespero estava esgotado na editora e até nos sebos. A Editora Hedra republicou o livro e todo mundo poderá usufruir do […]