Sobre | Projetos | Contato




30mar

Você provavelmente já deve ter assistido ou pelo menos ouvido falar sobre o filme O Exorcista, certo? Mas e a obra original, o livro que deu origem ao grande clássico do cinema, você conhece?

Vi o filme antes de ler o livro e posso dizer que ele basicamente formou meu gosto pelo terror. Assisti bem novinha, acho que com 8 ou 9 anos, e desde então nunca mais larguei o gênero.

Quatro décadas após chocar o mundo inteiro, a obra-prima de terror de William Peter Blatty permanece uma metáfora moderna do combate entre a fé e o profano na forma de um dos romances mais macabros já escritos. Edição comemorativa aos 40 anos do livro em 2012 e 40 do filme em 2013. O livro apresenta um capítulo inédito.

Lançado em 1971, o livro de William Peter Blatty é um verdadeiro marco na história da literatura de horror. Dois anos depois, o romance foi para os cinemas e o sucesso foi mais do que consagrado.

Sinopse: o livro conta a história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe.

Narrado em terceira pessoa e com muita maestria, o livro é incrivelmente bem escrito, realista e profundo, o que torna a história ainda mais impactante. Impossível parar de ler, o suspense não te deixa respirar, quase um caso de possessão livro-leitor.

O demônio aqui é coadjuvante!

Um detalhe interessante é a troca de papéis: 1. Chris MacNeil, a mãe ateia que após ganhar um livro sobre magia negra começa a questionar as atitudes da filha e tenta convencer um padre a fazer um exorcismo. 2. sendo que o padre é psiquiatra e tenta, juntamente com outros médicos, encontrar explicações científicas para o que estava acontecendo com a garota.

Blatty aborda o “lado negro” da religião, falando sobre seitas e rituais que aconteciam em tempos antigos, muitas passagens sobre a famosa (ou não tão famosa) missa negra, enfatizando detalhes sinistros do que costumava acontecer nela.


Em nenhum momento fica claro se a possessão é real ou se a garota está apenas querendo chamar a atenção de todos.

Curiosidades sobre O Exorcista:
– O livro foi baseado em um exorcismo real de um menino de 13 anos de idade chamado Ronald em 1949, o sofrimento durou alguns meses. Inclusive, queria bastante ler o livro sobre este caso “Exorcismo: Uma História Verdadeira” de Thomas B. Allen;
– O demônio em questão é chamado de Pazuzu;
– “O Exorcista” ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado e o de melhor som, sendo indicado em outras 8 categorias;
– Foi o primeiro filme de terror indicado ao Oscar de “melhor filme” (o prêmio para um longa do gênero só foi dado em 1991 para “O Silêncio dos Inocentes);
– Houveram alguns mistérios nas gravações do filme e a morte de oito pessoas da produção;
– Cuidado ao jogar Ouija. Se cruzar com o Capitão Howdy, peça pra sair.

Você acredita em Deus? E no diabo? Chris MacNiel responde: “Bom, o diabo é diferente. Eu poderia acreditar nisso; na verdade, talvez eu acredite. Sabe por quê? Porque ele fica se promovendo.

Título original: The Exorcist
Autor: William Peter Blatty
Editora: Agir
Número de páginas: 336
Gênero: Horror

Fui um pouco mais longe e, paralelamente ao “O Exorcista”, eu li “História Oculta do Satanismo – A Verdadeira História da Magia Negra” e me senti um pouco Chris MacNiel. Provavelmente farei um post falando só sobre esse livro.

Compartilhe:
  1. O Exorcista é um daqueles filmes/livro que mesmo quem não conhece a história se arrepia só de ouvir falar o nome tamanha é a sua fama. Meu contato com o livro foi na adolescencia, começando a ler livros de terror eu estava receoso de embarcar na história e não conseguir dormir a noite haha apesar de amar horror sou muito sugestionável, sempre tenho sonhos ou pesadelos com o que estou lendo, no caso de Exorcista não foi diferente. Mas é por esse motivo que amo esse tipo de livro, a sensação que traz a leitura. Essa edição está linda! Comprei só para deixar em destaque na minha estante :)

    1. Concordo, Rafa. O livro já vem com uma carga de medo e receio, acho que o deixa ainda mais interessante. Uma das melhores leituras de terror/horror.

Os comentários estão fechados.


“O fato de que existo prova que o mundo não tem sentido.” Eu tinha comentado sobre esse livro no vídeo de leituras do ano passado, queria ter feito essa resenha antes, mas Nos Cumes do Desespero estava esgotado na editora e até nos sebos. A Editora Hedra republicou o livro e todo mundo poderá usufruir do […]

“o ser humano é só carne e osso e uma tremenda vontade de complicar as coisas.” A princípio, o livro conta a história de Antonio Jorge da Silva, um senhor de 84 anos que perde sua esposa, a Laura. Ele, ainda muito apaixonado, fica completamente desolado e sem chão com a situação. E que, vou […]